Sequência Didática-língua
portuguesa
Professora:Neusa
Miguel
Texto:
A águia
que (quase)
virou
galinha-Rubem
Alves
Público-alvo:7º e 8°
anos de Ensino Fundamental
A presente sequência
Didática foi elaborada pela professora Neusa Miguel,da E.E Paulo de
Lima Corrêa para o curso Melhor Ensino-Melhor Gestão da DI de
Catanduva,com o objetivo de desenvolver e ampliar as capacidades de
leitura.
I-ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE MUNDO-PREDIÇÃO-CHECAGEM DE HIPÓTESES
I-ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE MUNDO-PREDIÇÃO-CHECAGEM DE HIPÓTESES
.Alguém tem o
conhecimento do que é um galinheiro?
.Alguém tem
conhecimento de alguma águia criada em galinheiro?
Você já viu uma
águia,onde?
.A águia é uma ave de
origem brasileira?Que tal pesquisarmos mais sobre a águia?
Agora
,vamos ler
o texto:
A
ÁGUIA
QUE
(QUASE
)VIROU
GALINHA
Era uma vez uma águia
que foi criada num galinheiro. Cresceu pensando que era galinha. Era
uma galinha estranha (o que a fazia sofrer). Que tristeza quando se
via refletida nos espelhos das poças d’água tão diferente! O
bico era grande demais, adunco, impróprio para catar milho, como
todas as outras faziam. Seus olhos tinham um ar feroz, diferente do
olhar amedrontado das galinhas, tão ao sabor do amor do galo.
Era muito grande em
relação às outras, era atlética. Com certeza sofria de alguma
doença. E ela queria uma coisa só: ser uma galinha comum, como
todas as outras.
Fazia um esforço enorme
para isso. Treinava ciscar com bamboleio próprio. Andava meio
agachada, para não se destacar pela altura. Tomava lições de
cacarejo.
O que mais queria: que
seu cocô tivesse o mesmo cheiro familiar e acolhedor do cocô das
galinhas. O seu era diferente, inconfundível. Todos sabiam onde ela
tinha estado e riam.
Sua luta para ser igual
a levava a extremos de dedicação política. Participava de todas as
causas. Quando havia greve por rações de milho mais abundantes, ela
estava sempre na frente. Fazia discursos inflamados contra as
péssimas condições de segurança do galinheiro, pois a tela
precisava ser arrumada, estava cheia de buracos (nunca lhe passava
pela cabeça aproveitar-se dos furos para fugir, porque o que ela
queria não era a liberdade, era ser igual às outras, mesmo dentro
do galinheiro).
Pregava
a
necessidade
de
uma
revolução
no
galinheiro.
Acabar
com
o
dono
que
se
apossava
do
trabalho
das
galinhas.
O
galinheiro
precisava
de
nova
administração
galinácea.
(Acabar
com
o
galinheiro,
derrubar
as
cercas,
isso
era
coisa
impensável.
O
que
se
desejava
era
um
galinheiro
que
fosse
bom,
protegido,
onde
ninguém
pudesse
entrar
– muito
embora
o
reverso
fosse
“de
onde
ninguém
pudesse
sair”).
Aconteceu que, um dia,
um alpinista que se dirigia para o cume das montanhas passou por ali.
Alpinistas são pessoas que gostam de ser águias. Não podendo,
fazem aquilo que chega mais perto. Sobem a pés e mãos, até as
alturas onde elas vivem e voam. E ficam lá, olhando para baixo,
imaginando que seria muito bom se fossem águias e pudessem voar.
O alpinista viu a águia
no galinheiro e se assustou.
- O que você, águia,
está fazendo no meio das galinhas? Ele perguntou.
Ela pensou que estava
sendo caçoada e ficou brava.
- Não me goza. Águia é
a vovozinha. Sou galinha de corpo e alma, embora não pareça.
- Galinha coisa nenhuma,
replicou o alpinista. Você tem bico de águia, olhar de águia, rabo
de águia, cocô de águia. É ÁGUIA. Deveria estar voando... E
apontou para minúsculos pontos no céu, muito longe, águias que
voam perto dos picos das montanhas.
- Deus me livre! Tenho
vertigem das alturas. Me dá tonteira. O máximo, para mim, é o
segundo degrau do poleiro, ela respondeu.
O alpinista percebeu que
a discussão não iria a lugar nenhum. Suspeitou que a águia até
gostava de ser galinha. Coisa que acontece freqüentemente. Voar é
excitante, mas dá calafrios. O galinheiro pode ser chato, mas é
tranqüilo. A segurança atrai mais que a liberdade.
Assim, fim de papo.
Agarrou a águia e enfiou dentro de um saco. E continuou sua marcha
para o alto da montanha.
Chegando lá, escolheu o
abismo mais fundo, abriu o saco e sacudiu a águia no vazio. Ela
caiu. Aterrorizada, debateu-se furiosamente procurando algo a que se
agarrar. Mas não havia nada. Só lhe sobravam as asas.
E foi então que algo
novo aconteceu. Do fundo de seu corpo galináceo, uma águia, há
muito tempo adormecida e esquecida, acordou, se apossou das asas e,
de repente, ela voou.
“Lá de cima olhou o
vale onde vivera. Visto das alturas ele era muito mais bonito. Que
pena que há tantos animais que só podem ver os limites do
galinheiro!”
II-LOCALIZAÇÃO
DE INFORMAÇÕES/GENERALIZAÇÕES/INFERÊNCIAS
Em sua opinião por que
a águia queria morar em um galinheiro?
É possível uma águia
viver fora de seu habitat?
Responda a ficha
técnica sobre a águia:
.peso
.altura
.alimentação
.expectativa
de vida
Qual a característica
da águia?( 1°parágrafo)
.O que você entende de
acordo com o texto,”pregava uma necessidade de uma revolução no
galinheiro”?
.O que é um alpinista?
.Qual era o sonho do
alpinista?
.Por que a águia não
gostava de ser chamada de águia?como Ela questionou essa colocação?
.Por que a águia se
recusava a voar?
.Você acha que o
alpinista fez bem em fazer a águia mudar de atitude?Justifique.
.Quem acredita sempre
alcança,esse verso diz respeito a águia ou a galinha?
III-RECUPERAÇÃO
DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA
ATIVIDADE DE LEITURA
Em relação ao gênero
textual,responda:
.O texto que você leu
é uma fábula.em que veículo de comunicação são publicadas as
fábulas?
. A quem este tipo de
texto se destina?
.Trace o perfil dos
possíveis leitores?
.Uma das
características das fábulas são :fundo de moral etc...
. Que elemento do texto
confirma tal característica?
IV-RELAÇÕES
INTERTEXTUAIS E INTERDISCURSIVAS
Proposta
de
atividade
intertextual-assistir
ao filme:A
fuga das
galinhas
.Que semelhanças e
diferenças há entre o filme e o texto de Rubem Alves?
Leia
a letra
da música
mais
uma
vez
de
Legião
Urbana
Mas é claro que o sol
vai voltar amanhã
mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar nos sonhos que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar nos sonhos que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
V-AVALIAÇÃO
E PERCEPÇÃO DE OUTRAS LINGUAGENS
“ E FOI ENTÃO QUE
ALGO NOVO ACONTECEU” PROCURE NO TEXTO E DESCUBRA O QUE ACONTECEU
COM A ÁGUIA.
.O FILME DEIXA
MENSAGENS MARAVILHOSAS PARA TODAS AS IDADES, QUAL FOI A MENSAGEM MAIS
MARCANTE?
“Interprete o verso”
NUNCA DEIXE QUE LHE DIGAM:QUE NÃO VALE A PENA ACREDITAR NO SONHO QUE
SE TEM”
.ESCREVA QUAL A
MENSAGEM QUE O TEXTO PASASOU AO LEITOR NO SENTIDO DE : VOAR
RESUMO DO FILME :A FUGA
DAS GALINHAS.O FILME RETRATA A REALIZAÇÃO DO SONHO DAS
GALINHAS,QUEM É O PERSONAGEM PRINCIPAL?
ESCREVA O QUE VOCÊ
ENTENDE DESTE TRECHO:”NUNCA DEIXE QUE DIGAM QUE NÃO VALE A PENA
ACREDITAR NO SOHO QUE SE TEM”
Nenhum comentário:
Postar um comentário