segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PROFESSORA NEUSA - TEXTO A ÁGUIA QUE (QUASE) VIROU GALINHA - RUBEM ALVES


Sequência Didática-língua portuguesa
Professora:Neusa Miguel
Texto: A águia que (quase) virou galinha-Rubem Alves
Público-alvo:7º e 8° anos de Ensino Fundamental
A presente sequência Didática foi elaborada pela professora Neusa Miguel,da E.E Paulo de Lima Corrêa para o curso Melhor Ensino-Melhor Gestão da DI de Catanduva,com o objetivo de desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
I-ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE MUNDO-PREDIÇÃO-CHECAGEM DE HIPÓTESES
.Alguém tem o conhecimento do que é um galinheiro?
.Alguém tem conhecimento de alguma águia criada em galinheiro?
Você já viu uma águia,onde?
.A águia é uma ave de origem brasileira?Que tal pesquisarmos mais sobre a águia?
Agora ,vamos ler o texto: A ÁGUIA QUE (QUASE )VIROU GALINHA
Era uma vez uma águia que foi criada num galinheiro. Cresceu pensando que era galinha. Era uma galinha estranha (o que a fazia sofrer). Que tristeza quando se via refletida nos espelhos das poças d’água tão diferente! O bico era grande demais, adunco, impróprio para catar milho, como todas as outras faziam. Seus olhos tinham um ar feroz, diferente do olhar amedrontado das galinhas, tão ao sabor do amor do galo.
Era muito grande em relação às outras, era atlética. Com certeza sofria de alguma doença. E ela queria uma coisa só: ser uma galinha comum, como todas as outras.
Fazia um esforço enorme para isso. Treinava ciscar com bamboleio próprio. Andava meio agachada, para não se destacar pela altura. Tomava lições de cacarejo.
O que mais queria: que seu cocô tivesse o mesmo cheiro familiar e acolhedor do cocô das galinhas. O seu era diferente, inconfundível. Todos sabiam onde ela tinha estado e riam.
Sua luta para ser igual a levava a extremos de dedicação política. Participava de todas as causas. Quando havia greve por rações de milho mais abundantes, ela estava sempre na frente. Fazia discursos inflamados contra as péssimas condições de segurança do galinheiro, pois a tela precisava ser arrumada, estava cheia de buracos (nunca lhe passava pela cabeça aproveitar-se dos furos para fugir, porque o que ela queria não era a liberdade, era ser igual às outras, mesmo dentro do galinheiro).
Pregava a necessidade de uma revolução no galinheiro. Acabar com o dono que se apossava do trabalho das galinhas. O galinheiro precisava de nova administração galinácea. (Acabar com o galinheiro, derrubar as cercas, isso era coisa impensável. O que se desejava era um galinheiro que fosse bom, protegido, onde ninguém pudesse entrarmuito embora o reverso fossede onde ninguém pudesse sair).
Aconteceu que, um dia, um alpinista que se dirigia para o cume das montanhas passou por ali. Alpinistas são pessoas que gostam de ser águias. Não podendo, fazem aquilo que chega mais perto. Sobem a pés e mãos, até as alturas onde elas vivem e voam. E ficam lá, olhando para baixo, imaginando que seria muito bom se fossem águias e pudessem voar.
O alpinista viu a águia no galinheiro e se assustou.
- O que você, águia, está fazendo no meio das galinhas? Ele perguntou.
Ela pensou que estava sendo caçoada e ficou brava.
- Não me goza. Águia é a vovozinha. Sou galinha de corpo e alma, embora não pareça.
- Galinha coisa nenhuma, replicou o alpinista. Você tem bico de águia, olhar de águia, rabo de águia, cocô de águia. É ÁGUIA. Deveria estar voando... E apontou para minúsculos pontos no céu, muito longe, águias que voam perto dos picos das montanhas.
- Deus me livre! Tenho vertigem das alturas. Me dá tonteira. O máximo, para mim, é o segundo degrau do poleiro, ela respondeu.
O alpinista percebeu que a discussão não iria a lugar nenhum. Suspeitou que a águia até gostava de ser galinha. Coisa que acontece freqüentemente. Voar é excitante, mas dá calafrios. O galinheiro pode ser chato, mas é tranqüilo. A segurança atrai mais que a liberdade.
Assim, fim de papo. Agarrou a águia e enfiou dentro de um saco. E continuou sua marcha para o alto da montanha.
Chegando lá, escolheu o abismo mais fundo, abriu o saco e sacudiu a águia no vazio. Ela caiu. Aterrorizada, debateu-se furiosamente procurando algo a que se agarrar. Mas não havia nada. Só lhe sobravam as asas.
E foi então que algo novo aconteceu. Do fundo de seu corpo galináceo, uma águia, há muito tempo adormecida e esquecida, acordou, se apossou das asas e, de repente, ela voou.
Lá de cima olhou o vale onde vivera. Visto das alturas ele era muito mais bonito. Que pena que há tantos animais que só podem ver os limites do galinheiro!”



II-LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES/GENERALIZAÇÕES/INFERÊNCIAS
Em sua opinião por que a águia queria morar em um galinheiro?
É possível uma águia viver fora de seu habitat?
Responda a ficha técnica sobre a águia:
.peso .altura .alimentação .expectativa de vida
Qual a característica da águia?( 1°parágrafo)
.O que você entende de acordo com o texto,”pregava uma necessidade de uma revolução no galinheiro”?
.O que é um alpinista?
.Qual era o sonho do alpinista?
.Por que a águia não gostava de ser chamada de águia?como Ela questionou essa colocação?
.Por que a águia se recusava a voar?
.Você acha que o alpinista fez bem em fazer a águia mudar de atitude?Justifique.
.Quem acredita sempre alcança,esse verso diz respeito a águia ou a galinha?
III-RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO-DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
Em relação ao gênero textual,responda:
.O texto que você leu é uma fábula.em que veículo de comunicação são publicadas as fábulas?
. A quem este tipo de texto se destina?
.Trace o perfil dos possíveis leitores?
.Uma das características das fábulas são :fundo de moral etc...
. Que elemento do texto confirma tal característica?
IV-RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E INTERDISCURSIVAS
Proposta de atividade intertextual-assistir ao filme:A fuga das galinhas
.Que semelhanças e diferenças há entre o filme e o texto de Rubem Alves?
Leia a letra da música mais uma vez de Legião Urbana
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está
mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar nos sonhos que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...

V-AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DE OUTRAS LINGUAGENS
“ E FOI ENTÃO QUE ALGO NOVO ACONTECEU” PROCURE NO TEXTO E DESCUBRA O QUE ACONTECEU COM A ÁGUIA.
.O FILME DEIXA MENSAGENS MARAVILHOSAS PARA TODAS AS IDADES, QUAL FOI A MENSAGEM MAIS MARCANTE?
“Interprete o verso” NUNCA DEIXE QUE LHE DIGAM:QUE NÃO VALE A PENA ACREDITAR NO SONHO QUE SE TEM”
.ESCREVA QUAL A MENSAGEM QUE O TEXTO PASASOU AO LEITOR NO SENTIDO DE : VOAR
RESUMO DO FILME :A FUGA DAS GALINHAS.O FILME RETRATA A REALIZAÇÃO DO SONHO DAS GALINHAS,QUEM É O PERSONAGEM PRINCIPAL?
ESCREVA O QUE VOCÊ ENTENDE DESTE TRECHO:”NUNCA DEIXE QUE DIGAM QUE NÃO VALE A PENA ACREDITAR NO SOHO QUE SE TEM”

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