segunda-feira, 17 de junho de 2013

Minha Experiência em Leitura e Escrita

Aprendi a ler com sete anos de idade, na escola, na época era a 1ºsérie. Com pouco tempo já conseguia escrever meu nome sem precisar ler na plaqueta. Nossa cartilha era “Caminho Suave” e eu adorava. Com oito anos minha mãe me deu um livro de Contos de Fadas, foi aí que me apaixonei por Cinderela, aqueles desenhos, aquelas cores, era tão mágico...

Na 4ºsérie fiz uma redação, o tema era livre, recurso muito usado pelos professores de português naquela época, minha produção foi a escolhida dentre todos os alunos, fiquei muito orgulhosa quando minha professora pediu para eu ler para a classe.

Com o passar dos anos fui lendo muitas obras de Monteiro Lobato, mas, foi a leitura de Pollyana e depois Pollyana Moça que me despertou de fato para o mundo das palavras escritas. Já na faculdade o livro que me marcou foi “O Morro dos Ventos Uivantes”, leitura extremamente prazerosa. Hoje, gosto de ler jornais, revistas, e clássicos da Literatura. Para meus alunos (EJA EM), procuro ler contos e crônicas, também gosto de ler textos com temas variados para trabalhar a reflexão. Entendo que a leitura está aí exatamente para que, através dela, possamos refletir sobre o mundo real e viajar no mundo fictício.
Regiane Astolfi

Nenhum comentário:

Postar um comentário