segunda-feira, 3 de junho de 2013

Meus pais nunca foram leitores e consequentemente nunca me incentivaram a ler, poucas pessoas ao meu redor contavam histórias como (avô, avó e tios) porque no passado elas também não tinham acesso aos livros.  Meu primeiro contato com livros foi na escola, quando estava na 5ª série (6º ano) a professora pediu para ler o livro “A ilha perdida” de Maria José Drupé esse livro me encantou , os personagens Henrique e Eduardo fizeram com que eu viajasse pela fazenda e pela ilha, depois vieram os gibis com os super herois, “Olhai os lírios do campo”, livros de Paulo Coelho, “Amar verbo intransitivo” e muitos outros.
Do Ensino Médio não tenho boas lembranças, porque toda leitura terminava com uma longa ficha e em nenhum momento as professoras reservavam um momento para que os alunos contassem seus livros. Por isso, hoje como professor, tento fazer com que os alunos compartilhem com os colegas os livros lidos com rodas de leitura, incentivo a leitura deixando-os escolher os livros que querem todas as semanas e converso sobre as sensações que as histórias despertam neles, tento mostrar a eles que através da leitura eles podem viajar, sonhar conhecer outros lugares imaginários.
Quando tem reunião de pais também incentivo eles a participarem da leitura de livros com os filhos, que contem histórias, pois só assim, com o passar do tempo, podemos conquistar novos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário